The Woman's Power #5: Análise da música 'God Is A Woman'


 Fala Espécies! Eu sou o Banshuu!
 No TWP de hoje iremos analisar o clipe 'God Is A Woman' da cantora Ariana Grande ♡
 Só deixando claro aqui que essa análise é sobre o que eu percebi no clipe, ok? É a minha interpretação, se você ver algo contraditório ou que não faça parte da sua visão do clipe, comente, vamos enaltecer esse hino!

 Logo quando começa o clipe, nós podemos ver claramente Ariana dançando em cima do planeta Terra, indicando ela, já que é uma deusa, como estando acima de qualquer outra coisa ou ser. Também é de se perceber que ela está no meio de uma galáxia e esta é como se fosse parte da cantora, uma extensão de si, indicando que tudo o que existe faz parte de Ariana.


 Na próxima parte, vemos Ariana em meio à água. A água, de acordo com a Wicca (religião pagã), é um elemento que simboliza o útero da Grande Mãe que criou tudo e todos. Além disso, a água está misturada com diversas cores, dentre elas é possível perceber: Azul, azul-marinho, rosa e roxo.
 Rosa representa o amor feminino, beleza, pureza, delicadeza e suavidade. É ligada à Vênus, a deusa do amor.
 Azul representa paciência, amabilidade, maturidade, serenidade e harmonia familiar. Está ligado ao deus Urano, o deus do céu e da noite.
 Roxo representa magia, poder, misticismo, nobreza e respeito. Está ligada aos deuses Júpiter, o rei dos deuses, e Netuno, o deus dos mares.
 Azul-Marinho representa a expansão de todas as coisas, compreensão, calma, prosperidade e êxito profissional. Está ligado ao deus Júpiter.


 Convenhamos que o significado das cores acima são atributos que muitas, se não todas, as mulheres possuem, não é mesmo? Além disso, se você parar para observar, Ariana está em meio a um desenho na água, que mostra algo parecido com uma vagina (essa referência ronda por todo o clipe).


 Nesta mesma parte, observamos Ariana fazendo um movimento com os seus dedos na água, dando ênfase à masturbação feminina.


 Na próxima parte, vemos Ariana em um lugar iluminado em que, à sua volta, há homens se movimentando e com algum tipo de substância branca em seus corpos. Nessa parte, Ariana está dentro um útero e ela representa um óvulo, enquanto os homens representam os espermatozoides. Essa parte mostra a importância da mulher para a humanidade sendo ela o único ser capaz de gerar uma nova vida, por isso o útero apresenta uma luz forte de fundo.


 Nesta parte, é mostrado Ariana em meio à água novamente, com o adendo de que há um galho com folhas de louro em seu torso. O louro é o símbolo do deus Apolo, e significa a vitória. Então, essa parte mostra a força da mulher em sua luta para vencer o machismo.


 Na próxima parte é mostrada Ariana sentada em uma pose que é muito conhecida, dando referência a 'O Pensador', uma escultura feita por Auguste Rodin. Enquanto Ariana está sentada pleníssima, há pequeninos homens atirando ofensas em Ariana. 


 Porém, eles são pequenos e suas ofensas como "puta, "vadia", "falsa" e "adúltera", nem sequer impressionam Ariana. Vista de uma forma mais profunda, a escultura 'O Pensador' foi feita em 1904 e, convenhamos, nessa época uma mulher mostrar fascínio em leitura assustava os homens (não é atoa que nessa parte ela está sentada em um livro aberto). Para os homens dessa época, uma mulher pensar era um ato de rebeldia.


 Nessa parte, é mostrada Ariana se perdendo em seus devaneios, agora que pode exercer seu papel como uma mulher que pensa. É representado todos os pensamentos, ideias e questionamentos de Ariana. 


 Na próxima parte do clipe, é mostrado um monte de mulheres de costas, exceto Ariana, que está de frente ao espectador. Todas estão vestindo a mesma roupa e são muito iguais. É nessa parte, que Ariana faz referência ao padrão de beleza e pressão estética que as mulheres sofrem todos os dias, tendo que ser magras, terem belos e longos cabelos e vestindo as mesmas roupas. Ariana é a única diferentona que está de cabelo preso, roupas extravagantes e que se recusa a fazer parte de um padrão imposto por uma sociedade patriarcal.


 Na próxima parte, é mostrado Ariana com três cães atrás dela (ou saindo dela). Nessa parte, Ariana faz referência à deusa Hécate, uma deusa grega antigamente vista como uma das Grandes Deusas, que são aquelas responsáveis por gerar a vida na Terra. Para vocês terem noção do quão poderosa é Hécate, ela é a deusa das terras selvagens, dos partos, da magia, da feitiçaria, da necromancia, das encruzilhadas, do fogo, das entradas, da luz, da lua, do conhecimento em ervas e plantas venenosas, dos fantasmas e da bruxaria. É a deusa que reina sobre o céu, o mar e a terra. É a Mãe dos Anjos e a Alma do Mundo Cósmico. A Grande Deusa em todos os momentos estava acompanhada de três cães negros ou de Cerberus, o cão que guarda os portões do Mundo dos Mortos.


 Nesta parte, Ariana está em meio a uma chama que a envolve, fazendo referência à Inquisição, responsável pela morte de milhares de mulheres inocentes que foram acusadas de praticarem bruxaria. É bom também observar que o fogo, na Wicca, simboliza o espírito da Grande Mãe.


 Nesta parte, Ariana está sentada no planeta, em uma posição que muites praticantes da bruxaria conhecem. Essa posição é vista em algumas ilustrações da Deusa, onde ela aparece espalhando suas raízes da vida pelo mundo.


Imagem relacionada
Sheila Na Nig, arte por Hnara Janto

 Além disso, é possível observar a movimentação dos dedos de Ariana, que formam um furacão. O movimento de seus dedos fazem referência (novamente) à masturbação feminina, e o furacão formado por esse movimento denota o tabu que ainda existe nos dias de hoje sobre essa questão que não é nada mais nada menos que algo comum.


 A próxima parte é tão estranha que nem todos conseguiram entender o que significava. Nesta parte, é mostrado um deserto com flores violeta em um chão cheios de buracos que são, na verdade, tocas de marmotas. A violeta é a cor da espiritualidade, alquimia e magia, além da flor ser o símbolo da fertilidade e do amor. Já a marmota, simboliza o trabalho, o conhecimento da morte, do transe e da sensibilidade das vibrações. Há também uma curiosidade sobre este animalzinho tão peculiar: Ele hiberna durante nove meses, o mesmo período de gravidez das mulheres, curioso, não?


 Na próxima parte do clipe, há uma cachoeira e nela há várias Arianas se banhando nas águas. Bem, a cachoeira simboliza o movimento contínuo sem que haja mudanças, ou seja, a vida segue sem que o núcleo da existência seja modificado. Sonhar que se está tomando banho numa cachoeira envolve aspectos relacionados à resistência. Esse sonho revela sua transformação interior e os pensamentos que você carrega sobre si, portanto, significa que você está passando por um processo de limpeza e transformação.


 Essa parte também pode simbolizar que tudo na natureza é um aspecto de Ariana como deusa criadora da vida na Terra e no Universo. Isso se reforça na parte em que Ariana aparece caminhando enquanto a natureza começa a ganhar forma a cada passo seu.
 Além disso, há um momento em que Ariana aparece em meio à natureza que ela mesma criou e mostra sua barriga crescendo, mostrando evidentemente que essa parte do clipe mostra ela como a Mãe Terra, criadora e detentora da vida e fertilidade.


 A próxima parte faz referência à escultura Lupa Carpitolina feita por Vulca de Veios. Essa escultura foi feita em homenagem à lenda de Rômulo e Remo, dois irmãos gêmeos, filhos do deus da guerra Marte e que foram jogados dentro de uma cesto em um rio. Os gêmeos não morreram, pois acabaram encalhando nas margens do rio Tibre. Logo foram encontrados por uma loba, que os amamentou e os viu crescer. Futuramente, Rômulo viria a matar seu irmão Remo e fundar a cidade de Roma.


Lupa Cartolina, feita por Vulca de Veios

 Na próxima parte, é mostrada Ariana no meio do Universo, ao lado de planetas. Não podemos deixar despercebido também a mão de Ariana, que está fazendo um sinal que simboliza uma vagina. Ariana se encontra dentro de um triângulo, que está dentro de um heptágono, que está dentro de vários círculos.



 O triângulo abrange uma gama de significados. Ele é o símbolo da Santíssima Trindade nas culturas cristã, hindu, egípcia e babilônica e, por ser formado por três segmentos, o triângulo faz alusão também às tríades início, meio e fim e corpo, alma e espíritoO triângulo é equivalente ao número três – número mágico poderoso – e é um símbolo sagrado da Deusa Tripla: Virgem, Mãe e Anciã.

Resultado de imagem para triangle

 O heptágono era reconhecido antigamente como o mais misterioso dos polígonos elementares. Os antigos Pitagóricos mantinham uma reticência especial a respeito desta figura. No entanto, eles consideravam o sete um número religioso, e o chamavam de Telésforo porque, através dele, o universo inteiro havia sido trazido para a sua meta mais elevada. São variadíssimas as manifestações do número sete no simbolismo esotérico. As mais conhecidas são: Os sete dias da criação (seis mais o de descanso), os sete dias da semana, os sete planetas e os sete metais. Este número representa uma escala de sete degraus, que se relaciona com as sete notas da escala musical e com os sete chakras, assim como com os sete arcanjos e os sete céus em correspondência com sete estados da consciência.

Resultado de imagem para heptagon

 O círculo é sinônimo de movimento, expansão e tempo. Representa ainda o céu, o firmamento e a ordem cósmica na astrologia. O círculo representa eternidade, perfeição e divindade, pois não tem princípio nem fim. Desta forma percebemos a sua proximidade com os deuses, motivo pelo qual é usado em muitas religiões. Ele é também uma representação do ciclo da vida; para os hindus, bem como para os budistas, simboliza nascer, morrer e renascer.

Resultado de imagem para circle gif

 Agora, a parte que eu mais amei. Quando Ariana se encontra dentro de um coliseu (se não me engano) e segurando um enorme malhete (martelo usado por juízes no tribunal), ela recita uma passagem bíblica que na verdade nem é ela quem recita, e sim, Madonna:

 "E cairei com grande vingança e raiva furiosa em cima de ti e dos que tentarem envenenar e destruir as minhas irmãs. E saberás que o meu nome é o Senhor quando eu pousar a minha vingança sobre ti"


 Depois de citar a passagem bíblica, Ariana lança o malhete no teto de vidro do coliseu, permitindo que a luz adentrasse o local e iluminasse Ariana, dando a entender que ela, por ter "quebrado as regras" patriarcais, se tornou a pessoa escolhida para iluminar o mundo.


 Na próxima parte do clipe, Ariana aparece com olhos de felino, fazendo um referência à uma deusa egípcia chamada Bastet, a deusa solar da fertilidade e protetora das mulheres.


 Nesta parte, Ariana aparece sendo ungida por uma luz forte que emana dos céus, enquanto é possível observar duas pernas abertas, simbolizando o nascimento; talvez, o nascimento de Ariana como uma nova mulher, indicando que agora ela tem uma nova missão em sua vida.


 Nesta próxima parte, Ariana aparece andando em uma corda, enquanto segura planetas. Dá a entender que Ariana, como uma deusa, é responsável por manter o equilíbrio no Universo e em todos os aspectos da vida.


 A próxima cena do clipe, mostra Ariana vestida de branco no meio de uma roda feita por várias e várias mulheres que estão vestidas também com vestes brancas e estão encapuzadas. Esta parte do clipe simboliza Ariana como um anjo, pronta para ajudar os espíritos de todas aquelas mulheres inocentes que foram mortas a encontrarem o caminho da luz. Percebe-se isso nas vestes das mulheres, que são brancas, e representam a pureza e inocência.


 A próxima parte, mostra Ariana em um farol, denotando que ela, como deusa, é aquela a quem todes recorrem quando estão perdides e precisam de ajuda. Ariana é o farol, a luz que as pessoas procuram para poderem se situar, saberem onde estão e se sentirem seguras.


 E agora, por último (finalmente!), está Ariana em uma releitura da obra 'A Criação de Adão', uma pintura feita na Capela Sistina por Michelangelo. Nesta releitura, Ariana é Deus, e os anjinhos, agora são mulheres maravilhosas e no lugar de Adão, está uma mulher negra ♡.


 Ufa! Demorei mais de quatro horas pra escrever tudo isso! Mas valeu a pena pra mim ♥️ Vocês gostaram da análise? Viram que eu deixei passar alguns detalhes? Gostaram do clipe? Comentem! 
 Obrigade por terem aguentado todos os parágrafos, até a próxima!

Comentários

  1. Oi, Banshuu!
    Gente, eu amei esse post!
    Já vi o clipe mais de uma vez e nunca imaginaria a quantidade de significados nele, uns realmente passam muito batidos.
    Parabéns pela análise! Muito completa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Realmente está muito completo, visto que eu fiquei umas 4 horas analisando tudo kkkkkkkkk espero que na próxima eu gaste um pouco menos de tempo fazendo isso <3

      Excluir

Postar um comentário

Popular Posts