O que é Esperanto e minha experiência com a língua

 Fala Espécies! Eu sou o Banshuu!
 Eu tô postando hoje, ou seja, fora do cronograma, porque eu devia ter postado ontem só que acabei ficando atolado de coisas para fazer, e como não queria deixar o blog sem nada, estou aqui ♡.

 Bem, hoje venho falar sobre algo que muitos não devem nem conhecer, o Esperanto.

Resultado de imagem para esperanto
Bandeira do Esperanto

 O Esperanto

 O Esperanto, de acordo com a Wikipédia, é uma língua artificial, ou seja, é um idioma construído e definido por um pequeno grupo de pessoas, em vez de ter evoluído como parte da cultura de algum povo (como os  nagôs que tem como língua de seu povo o yorubá). Geralmente, as línguas artificiais têm algum objetivo. Há muitas construídas para a comunicação humana, para servirem como códigos secretos, outras como experimentos lógicos e mesmo algumas construídas apenas por prazer, constituindo assim uma língua artística. Eu, por exemplo, costumava criar alfabetos em meu tempo livre. O mais marcante deles foi o Alfabeto Oni ('oni' significa 'demônio' em japonês') que criei em 2016 só por diversão mesmo. Alguns falantes do Esperanto evitam a expressão 'linguagem artificial', pois é como se estivesse dizendo que não há nada de natural em sua linguagem.
 Já o site Esperanto Brasil, se refere ao Esperanto como uma língua internacional e neutra. E ainda diz ser um eficiente instrumento para a preservação de todas as línguas e culturas do globo. O site também diz que a proposta do Esperanto é que cada povo continue a falar sua língua materna e use o Esperanto nas comunicações internacionais.
 O Esperanto foi criado em 1887 (há 132 anos atrás) pelo médico judeu Ludwik Lejzer Zamenhof. Lembram que eu disse que línguas artificiais são criadas com um objetivo? Então, o objetivo do Esperanto é facilitar a comunicação entre toda a população mundial através do uso de uma língua franca (expressão utilizada para facilitar a comunicação entre falantes de línguas diferenciadas). A principal organização do movimento esperantista é a Associação Universal do Esperanto.
 Aí vocês me perguntam: "Mas, o que o Esperanto tem de tão interessante?", simples, existem evidências de que estudar Esperanto antes de estudar qualquer outra língua acelera e melhora a aprendizagem até 20%, pois aprender outras línguas estrangeiras a seguir é mais fácil que aprender a primeira, enquanto que o esperanto reduz os obstáculos associados com a "primeira língua estrangeira", esse fenômeno é conhecido como efeito propedêutico, sendo muito acentuado no Esperanto. Além disso, há também o fato de que a enorme flexibilidade do Esperanto, a possibilidade do uso de diversas nuances e a sua simplicidade gramatical tornam a língua uma ótima candidata para uma língua intermediária nas traduções. Um ótimo exemplo foi o uso do Esperanto para a tradução de alguns livros da editora Federação Espírita Brasileira para a língua japonesa, nesse caso, os originais em francês foram traduzidos para o Esperanto, e do esperanto para o japonês, já que se tem um bom número de falantes de Esperanto no Japão (adoro ♡).
 Os Esperantistas costumam usar o termo Esperantujo para se referir a toda a comunidade que fala o Esperanto, tornando-os um tipo de 'povo'. Existem mais de 100.000 adeptos do Esperanto em todo o mundo.

Minha Experiência

 Na primeira vez que li o nome 'Esperanto', pensei que era uma língua voltada ao espiritismo ou há algo que se refere a espíritos. Quando pesquisei, me apaixonei, pois eu sempre achei que o inglês era a única língua internacional no mundo.
 Comecei a procurar aplicativos de aprendizagem linguístico e o primeiro que baixei foi o Duolingo. Eu amei o app e consegui aprender muita coisa lá, e ainda continuo aprendendo!
 O segundo app foi o Drops (amorzinho ♡). Baixei há alguns meses atrás e me apaixonei! Ainda estou usando e estou me divertindo muito aprendendo!
 Conforme fui me aprofundando na língua, fui descobrindo que existem uma gama de raízes artísticas (livros, músicas, poemas, entre outros...) que são adeptas da língua esperantista. Baixei um PDF de Alice no País das Maravilhas em Esperanto! Estou ansioso para ler! Vai ser a primeira vez em toda a minha vida que eu vou ler Alice no País das Maravilhas (eu sei, bem atrasado, né? kkkkkkk).
 Eu espero me tornar um grande Esperantista! Estou ansioso para aprender cada vez mais e encontrar alguém que busque o mesmo que eu ♡

 E vocês? Já ouviram falar do Esperanto? Existe alguma língua que vocês tanto anseiam em aprender? Comentem ♥️ Obrigade por terem aguentado todos os parágrafos. Até a próxima!

Comentários

  1. Menino, me encantei com seus posts, até mesmo porquê tudo que envolva línguas e formas de expressão me encantam! Já ouvi sim, falar em "Esperanto", porém não me aprofundei tanto. Fiquei bem curiosa em saber mais sobre "Alice no País das Maravilhas" em Esperanto! Vou aguardar seu retorno, cara!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigade! Fico muito feliz em ler comentários assim <3 Com certeza vai ter mais posts sobre Esperanto aqui no blog! <3

      Excluir
  2. Nossa!!! Quando eu tinha uns 20 anos, e faz tempo isso, conheci no serviço uma pessoa que estudava esperando, que era para ser uma língua universal. Achei tão legal, ela estudou por muitos anos e vivia trocando cartas em esperanto. Apesar de fazer 28 anos isso, não sei se ela fala esperanto ainda, mas ela continua minha amiga e amanhã vou perguntar como esta a fluência dela rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que incrível! É meu sonho encontrar alguém que fale esperanto para poder me ajudar nos estudos! Espero que ela ainda fale, pois é uma língua linda e que merece ser espalhada pelo mundo <3

      Excluir
  3. Oie!!

    Que bacana esse post!
    Eu vim pra ler, pois me lembrei de um amigo de faculdade que estudava o esperanto e foi inevitável não pensar nele agora.
    Lembro da época o quanto ele falava com paixão e o quanto estava amando.
    Eu adorei saber mais e saber que está gostando também.
    Post maravilhoso!

    bjs
    Fe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fe, que bom que gostou! Fico feliz em saber que tem muitas pessoas pelo Brasil que conhecem e amam o Esperanto assim como eu <3

      Excluir
  4. Menino eu nunca ouvi falar nessa língua...Fiquei super curiosa.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste, pois é uma língua linda e muito pouco conhecida <3

      Excluir

Postar um comentário

Popular Posts