BEDO #2: Sinônimos da Magia


 Fala Espécies!
 Estamos no segundo BEDO (e no nono dia, ou seja, eu tô atrasado pra CARALH*) e como nesse mês nos referimos tanto às bruxas, eu trouxe para vocês alguns significados de nomes esotéricos que nem sempre conseguimos diferenciar.

Magia:


Resultado de imagem para magia


 A magia, antigamente chamada de Grande Ciência Sagrada pelos Magos, é uma forma de ocultismo que estuda os segredos da natureza e a sua relação com o homem, criando, assim, um conjunto de teorias e práticas que visam ao desenvolvimento integral das faculdades internas espirituais e ocultas do Homem, até que este tenha o domínio total sobre si mesmo e sobre a natureza. A magia tem características ritualísticas e cerimoniais que visam a entrar em contato com os aspectos ocultos do Universo e da Divindade. É correto dizer que, através da elaboração de rituaisfeitiçosorações ou invocações, é possível fazer com que forças ocultas atuem sobre o ambiente, modificando, por exemplo, a vontade, o agir ou o destino das pessoas. Essa concepção, no entanto, é tida como irracional pela ciênciaA prática da magia requer o aprendizado (pelo iniciado, pelo xamã, pelo sacerdote etc.) de diversas técnicas de autocontrole mental, como a meditação e a visualizaçãoFranz Bardon, proeminente mago do século XX, afirmava que tais exercícios têm, como objetivo, equilibrar os quatro elementos presentes na psique do mago, condição indispensável para que o praticante pudesse se envolver com energias mais sutis, como a evocação e a invocação de entidades, espíritos e elementais (seres da natureza), dentro de seu círculo mágico de proteção. Outras práticas mágicas incluem rituais como o de iniciação, o de consagração das armas mágicas, a projeção astral, rituais festivos pagãos de celebração, manipulação de símbolos e outros com objetivos particulares.

Mago:


Imagem relacionada

 Simplesmente é aquele que faz magia. Geralmente os Magos são conhecedores das forças da natureza e do pensamento, lidam com essa forças em benefícios próprio e de seu semelhante. É como se fosse um Bruxo, só que geralmente são bonzinhos e detentores de uma grande sabedoria oculta, (ocultismo / esoterismo). E está sempre estudando e lendo. As histórias antigas que falam sobre o Mago Merlin são do começo do século 10, onde consta que Merlin era um profeta, mas o papel dele foi evoluindo gradualmente como mago e conselheiro, ativo em todas as fases da administração do reinado do Rei Arthur. Ele foi aparentemente chamado ao nascer com o nome de Emrys em Caer-Fyrddin (Carmarthen). Só depois ele tornou-se conhecido como Merlim, uma versão latinizada da palavra gaulesa, “Myrddin”. Existe muita lendas a seu respeito: Depois do nascimento de Arthur, Merlin se tornou o tutor do jovem menino, enquanto ele crescia com o seu pai adotivo, Senhor Ector. No momento definindo da carreira de Arthur, Merlin organizou uma competição da espada-na-pedra pela qual o rapaz se tornou o rei. Depois, o mago conheceu a mística Dama do Lago na Fonte de Barenton (na Bretanha) e a persuadiu a presentear o Rei com a espada mágica, Excalibur. Nos romances, Merlin foi o criador da Távola Redonda e está sempre ajudando e dirigindo os eventos do rei e do reino de Camelot. Existe muitos Magos antigos que merecem destaques, porém vou citar o nome de Aleister Crowley, apesar de ser considerado Mago eu prefiro o termo Bruxo, afinal ele era um Mago Negro (praticava magia negra), era satanista, pornográfico, toxicômano... e ainda era inteligente! Pertenceu a ordem dos templários e escreveu diversos livros como; Manchas Brancas e provavelmente o Livro das Sombras. Sua vida e obra têm suscitado um crescente interesse em nossos dias. A principal base de seus ensinamentos é o Livro da Lei, poema de sua autoria. O Crowleyanismo misturado com o Gnosticismo, é considerado por seus seguidores nos dias atuais como uma verdadeira religião.
 Um dos Magos mais importantes no Brasil na década de 80 foi o Mago Kaanda Ananda. Protagonista de um programa exibido pela rede Bandeirante de Televisão. O mago Kaanda Ananda com magia e seus ensinamentos ajudava muitos dos telespectadores com seus problemas além de manter uma escola mágica no estado do Rio de Janeiro para todos que quisessem aprender e ter acesso a Magia Branca. Foi o primeiro a ter um programa na TV dedicado a Magia!
 Mas hoje em dia, o MAGO de maior prestígio e sucesso sem dúvidas é o Mago Paulo Coelho. Seu poder literário derrubou fronteiras, alcançou a Europa e países árabes, com milhões de livros vendidos e ganhando inúmeros prêmios literários internacionais. Sua linguagem atualizada e moderna nos revela um Mago moderno, seu carisma e credibilidade arrebata milhões de fãs em todo o mundo. Ele cumpre a verdadeira função de um Mago; Ajudar ao próximo e revelar os ensinamentos ocultos.
 Não poderia deixar de falar daqueles que seriam os Magos mais famosos da Bíblia: Os Três Reis Bruxos, ou melhor Os Três Reis Magos, ou melhor ainda Os Três Reis Astrólogos ou quem sabe Os Três Reis Sacerdotes. As igrejas Católicas e Evangélicas detestam esta parte da Bíblia. Livro de Mateus, capitulo 2:1-23: Três Reis Magos vindos do Oriente guiados pela estrela de Belém, foram até a gruta onde nascera o Menino Jesus, e o adoraram. Em seguida lhe presentearam com Ouro, Incenso e Mirra. A igreja católica vê o ouro como símbolo da realeza; no incenso, o dom da Divindade e na Mirra, O sacrifício da vida de Cristo.
 A palavra "Mago" provém do grego e serve para designar sacerdotes, astrólogos ou sábios detentores de alguma ciência oculta.
 Magos clérigos são os magos que atribuem seu poder a um ser divino, a um Deus. O Mago clérigo mais famoso foi o Moisés da Bíblia, com seu cajado (bastão, vara mágica) fez muitos milagres (feitiços de origem divina). Sendo que seu poder não vinha diretamente de si próprio, mais sim do Deus Jeová.

Sacerdote:


Resultado de imagem para sacerdotisa
 O termo Sacerdote é usado para designar um Mago que possui um grande prestígio, poder político e líder espiritual da religião de uma grande civilização. Bíblia livro de Êxodo 7;10 - Quando Aarão lançou a sua vara à frente do Faraó e dos seus servidores, ela se transformou numa serpente. Imediatamente o Faraó mandou chamar os SACERDOTES e MAGOS. E os Magos do Egito fizeram o mesmo com seus encantamentos. No antigo Egito, além dos Sacerdotes serem responsáveis pelos cultos religiosos, eles faziam encantamentos, detinham um grande conhecimento sobre a matemática, medicina, astrologia, e ciências ocultas, portanto eram Magos.   Como a ambição do poder estava na mão do Faraó, e os sacerdotes apenas ajudavam o rei à guiar seu povo, eles não podem ser considerados Bruxos. Geralmente um sacerdote, está subjugado a um rei. Ainda hoje na igreja anglicana do Reino Unido, segue-se a tradição de que chefe da religião é o rei. Durante a idade média a igreja Católica experimentou o termo Sacerdote com o poder de magia. O Papa era considerado o maior dos sacerdotes e sucessor do apóstolo Pedro, exercia além do poder espiritual o poder temporal (um poder maior, o mais sábio de todos). Numa cerimônia de excomunhão realizada por um Bispo rodeado por outros sacerdotes, com velas em suas mão, eram proferidas as seguintes palavras; " Que seja maldito na cidade, que seja maldito no campo. Maldito sejam seu celeiro, sua colheita e seus filhos. E da mesma maneira que apagamos estas velas com nossas mãos, apague-se a luz de sua vida por toda a eternidade, a menos que se arrependa." Em seguida os sacerdotes viravam as velas e as apagavam no solo. Nesta época os sacerdotes, podiam amaldiçoar ou promover a cura com suas bênçãos. Outra função do sacerdote é cuidar do templo: Entre os povos Incas, Astecas e Maias, os líderes espirituais por possuírem um vasto conhecimento das ciências exatas e ocultas, astrologia, medicina e por auxiliarem o imperador a guiar seu povo, eram denominados de Sacerdotes. A pesar de praticarem a magia negra e sacrifícios humanos.

Bruxo:


Resultado de imagem para eddie van feu

 Um bruxo é uma pessoa que cultua a natureza e está em constante conexão com a flora e a fauna. Bruxos e bruxas vivem em completa união com os bosques e florestas, pelo menos é o que podemos dizer dos bruxos wiccanianos. É preciso ter em mente que nem todos os bruxos têm o mesmo pensamento, cada um cria sua própria lei ou passa a ter uma apenas como absoluta. Durante a inquisição, todas as mulheres que se manifestavam feministas, inteligentes, sensitivas eram consideradas pelas igrejas católica e protestante, como uma seguidora do Diabo, julgadas e condenadas a morte. O curioso destes julgamentos era que em muitos dos casos bastava à mulher confessar-se bruxa e mostrar-se arrependida diante de Deus, que automaticamente seria morta pelo inquisidor.
 Entre as bruxas da ficção infantil destacam-se: A bruxa da estória de Branca de Neve; com a famosa frase; "Espelho espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?" e a Bruxa Cuca, personagem do folclore brasileiro, difundido pelo escritor Monteiro Lobato em seus livros e contos. O Termo Bruxa e Bruxo são usados atualmente para designar aqueles feiticeiros que praticam a Magia Negra e são geralmente maus. Mas existem bruxas boazinhas, praticam feitiços de magia branca e fazem porções com um teor de sedução e sensualidade e as vezes com a intenção de cura.

Xamã:


Resultado de imagem para xamã

 Acredita-se que os Xamãs controlam todos os espíritos; bons ou ruins. Eles são os feiticeiros indígenas de certos povos do norte da Ásia, norte da América e dos esquimós. Sua religião é conhecida pelo nome de XAMANISMO. xamanismo é um termo genericamente usado em referência a práticas etnomédicas, mágicasreligiosas (animista, primitiva), e filosóficas (metafísica), envolvendo cura, transe, transmutação e contato entre corpos e espíritos de outros xamãs, de seres míticos, de animais, dos mortos. Essencialmente técnicas de contato com o sagrado ou êxtase.

Mágico:


Imagem relacionada


 Os Mágicos, isto é Ilusionistas que praticam ilusões. São mestres na arte da ilusão. Não possuem nenhum teor religioso ou filosófico. Seu intuito é apenas para a diversão dos espectadores. Os falsos Magos e Bruxos para enganar seus consulentes se utilizam de truques mágicos.

Feiticeiro:


Imagem relacionada

 Aquele que se dedica a pratica de feitiçaria. Geralmente não segue nenhuma corrente filosófica. Seus feitiços estariam relacionados a encantos e seduções. Feitiço seria a transmutação de algo, uma mudança do natural através de palavras e gestos. Muitas Bruxas por praticarem Magia Branca, preferem serem chamadas de Feiticeiras. No entanto Feiticeiro pode ser usado tanto para praticantes de Magia Branca como para praticante de Magia Negra.

Pajé:


Resultado de imagem para pajé


 Guia espiritual dos indígenas, uma mistura de sacerdote, feiticeiro com médico. Como sacerdote, o pajé cuida da educação espiritual de todos da tribo, promovendo rituais comunitários em adoração aos deuses. Ele também cuida dos sacrifícios nos cultos, assim como é consultor de assuntos importantes relacionados ao destino da tribo na coletividade ou do índio na individualidade. Em certos casos o pajé acumula também o cargo de Chefe da tribo, não havendo, portanto cargo mais importante na sociedade indígena. Como médico, possui a função de diagnosticar a doença e promover a cura com o auxilio de ervas e rituais denominado pajelança, que nada mais é do que um feitiço ou bruxaria feito por um pajé. Como feiticeiro, possui o conhecimento do oculto para fazer poções e venenos.

Comentários

Popular Posts