29/06 - O dia em que o Apartheid foi oficializado

Resultado de imagem para África tumblr

Hoje é um dia de lembranças horríveis e grandes lamentos. Hoje, dia 29/06/2017, é lembrado o dia em que o Apartheid foi oficializado.
 O Apartheid é o ato de segregação racial, ou seja, o ato de separar os negros dos direitos básicos de convivência humana. Ele foi oficializado em 29/06/1948, há 69 anos atrás, na África do Sul. É ridículo o fato de muitas pessoas quererem se autoevoluir perante os outros, achando que simplesmente é melhor do que todo mundo. Os brancos eram pessoas horríveis naquela época, pra você ter noção, se um policial negro prende-se um branco ele iria para a cadeia. Porém, se um policial branco prendia um negro ele ganhava créditos de ótimo policial e cumpridor da lei. Mas isso não é o pior, o pior é que se um negro estuprasse uma criança branca ele iria para a cadeia, tomava prisão perpétua ou era enforcado ou até torturado por isso. Mas se um branco estuprasse uma criança negra ele só levava uma multa e muitas das vezes nem isso.
 Os Bantustões, que creio eu são as atuais "favelas" que conhecemos, eram as áreas onde os negros viviam exclusos do povo que se denominava Ariano. Tudo era separado dos negros, entre tudo estão: Praças, bancos de praças, praias, ruas, ônibus, área de vivência, escola, área para trabalho, banco, entre muitas outras coisas.
 O negro não estudava para entrar em uma faculdade nem para entrar em uma universidade, ele estudava para no futuro ele fazer trabalhos braçais em minas de exploração e extrativismo, pois todos sabemos que a África possuiu ou ainda possui uma grande quantidade de minérios e ouro em suas terras, e era nisso que os brancos pensavam. Educação superior era impossível para a maioria dos negros, pois as poucas universidades eram direcionadas apenas para os brancos.
 Ônibus de negros paravam apenas em pontos de negros e ônibus de brancos paravam apenas em pontos de brancos; não era fornecido acesso à biblioteca, cinema e parques para negros.
 Os bancos de parque eram marcados "Apenas para europeus". Os negros não tinham permissão para comprar a maioria das bebidas alcoólicas.
 O Apartheid chegou a ser comparado ao Nazismo.
 Os cinemas das áreas dos brancos não permitiam a entrada de negros, tal como restaurantes só aceitavam a entrada de negros se fossem funcionários. um branco que estivesse numa fila cheia de negros tinha o direito de ser atendido primeiro mesmo estando no final da fila. Um menino branco era chamado de "Klein Baa's" (Pequeno chefe), enquanto um menino negro só era chamado de "garoto", pelos brancos.
 Porém, havia pessoas que eram contra a segregação racial, e uma dessas pessoas era o líder da CNA (Congresso Nacional Africano), Nelson Mandela. O CNA era uma organização africana clandestina, o que é meio óbvio, pois se os "arianos" soubesses que eles se juntavam para promover possíveis revoltas seriam massacrados.
 E ocorreu uma revolta, uma revolta que matou muitos e muitos negros e que ficou conhecida como O Massacre de Shaperville. Esse massacre ocorreu em 21/03/1960, em Shaperville, quando 5.000 pessoas negras demonstraram-se contra esses tipos de regras contra seu povo, porém, a polícia não ligava para isso, os negros não tinham direito nenhum nessa época. Os policiais, ao verem o protesto, abriram fogo contra os homens e mulheres que lutavam pelos seus direitos, matando 80 e deixando 180 feridos, todos eram negros e só queriam uma chance de viver em paz. Esse incidente disparou uma onda generalizada de violência por todas as partes da África do Sul, custando centenas de vidas que foram tratadas como animais.
 Para lutar contra todas essas injustiças, os negros acionaram o CNA. A mesma optou pela luta armada contra o governo branco, o que fez com que Mandela fosse preso em 1962 e condenada à prisão perpétua. A partir daí o Apartheid tornou-se mais forte e violento.
Resultado de imagem para Mandela tumblr
"Educação é a ferramenta mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo"
 Os casamentos e relações sexuais entre pessoas de raças diferentes eram ilegais. Não era apenas os negros que sofriam dessas sanções, os asiáticos e pessoas mestiças também sofriam preconceito na época.
 A pobreza extrema levou a morte de muitas pessoas negras que morreram de fome.
 A partir de 1975, com o fim do império português na África, lentamente começaram os avanços para acabar com o Apartheid. Várias manifestações foram feitas para que Mandela fosse libertado. A Comunidade Internacional e a ONU começaram a fazer pressões para o fim da segregação racial.
 Em 1991, o então presidente Frederik de Klerk não teve outra saída: Condenou oficialmente o Apartheid e libertou vários líderes políticos, entre eles, o nosso amado herói Nelson Mandela.
 Lágrimas surgiram nos rostos do povo negro, quando Mandela faleceu em dezembro de 2013. Foi uma semana de festa e celebrações em homenagem à ele, para celebrar os feitos dele para ajudar a África. Mandela foi um herói, um justiceiro, um anjo, um ser evoluído e repleto de luz. Obrigado Nelson Mandela por ter salvo a nossa família e os nossos irmãos. não me importo em ser branco e chamar os negros de irmãos, pois é isso que somos! Somos uma família e temos que cuidar um do outro. Pra que guerras se o mundo pode virar um lugar melhor apenas coma  nossa união?

 Muito obrigado por terem aguentado os parágrafos. Hoje, mais tarde, ainda teremos mais um post falando dessa vez do governo de Hitler, pois hoje o tema é racismo e temos que lembrar não só dos heróis, mas dos vilões também. Bjss e até a próxima.

P.S.: Já que hoje lembramos da África, quero indicar um blog do Tumblr que se chama Mama Africa. Ela tem vááárias fotos lindas de mulheres negras divas e empoderadas, porque é disso que a gente gosta né lkjlkjjklklj. Link pro blog: https://beautiesofafrique.tumblr.com/

9 Comentários

  1. Lamentável o Apartheid ridículo, como o homem quer mandar no mundo, como podem querer separar os negros dos direitos básicos. Todos nós somos iguais, Deus fez todos a imagem Dele, o homem quer sempre mudar as coisas. Parabéns pelo post não sabia sobre o Apartheid, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lamentável mesmo! Ainda temos muito o que melhorar. Obrigado <3

      Excluir
  2. Isso é um absurdo!!!! Não sabia disso, mas infelizmente até hoje é visivel o racismo no Brasil e no mundo! Tomara que logo essa situação mude, pois tratar alguém com diferença apenas pela cor da pele é uma vergonha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo! Depende apenas de nós mesmos escolher se essa idiotice vai continuar ou não.

      Excluir
  3. Lamentável esse evento ne. Terrível como vários outros eventos daqui da terra horrorosos como o nazismo e qualquer outro ato de segregação.Graças a Deus que tecnicamente acabou. Mandela foi notável na luta. Um enviado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi de fato um anjo da guarda para todos nós <3

      Excluir
  4. Uma pena esse tipo de evento ser oficializado! Muito triste!

    ResponderExcluir
  5. Muito triste né verdade , infelizmente temos que passar por isso.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente foi um triste período que a população passou, agora fica a experiência e história!

    Beijo!

    coresdovicio.com.br

    ResponderExcluir