Retrô, Vintage e Tumblr...

Retrô


 Retrô é como é denominado um estilo cultural (moda, música, costumes, estilo de algo, etc) com foco no que é velho. A palavra Retrô se remete ao passado - particularmente como visto na forma de palavras retrógradas, o que implica num movimento em direção ao passado, em vez de um progresso em direção ao futuro e referindo-se um olho crítico ou nostálgico do passado. tem sido associada com o modernismo nos anos do pós-guerra, abrangendo uma estética que varia de Tailfins em Cadillacs às casas de fazenda.
O carro de cima é um Cadillac e o de baixo é um Tailfin.

 Às vezes, pode também sugerir uma perspectiva sobre a vida inteira, por exemplo, o conservadorismo social, educação em casa, ou o abraço dos papéis tradicionais de cada gênero (mulher como dona de casa e homem como provedor).
 Retrô também é aplicado a objetos muito antigos como máquinas de escrever manuais, caixas registradoras, aqueles telefones gigantes que hoje em dia é chamado de "tijolo" rsrsrsrsrssrsrsrsrsrs.

Mas, geralmente, retrô é usado para descrever objetos e atitudes do passado recente que não parecem mais "modernos". Sugere-se uma mudança fundamental na maneira como nos relacionamos com o passado. Ela tem sido chamada de "nostalgia sentimental", recordando formas "modernas" que não são mais atuais. Retro, por vezes, também se refere à era dos anos cinquenta, os "anos dourados".
 Hoje em dia é muitas vezes usado num sentido positivo, referindo-se aos produtos ou atrativos peculiares que não estão mais disponíveis. Por exemplo, "moda retrô" ou "Retro Chic" pode consistir de estilos desatualizados, como camisetas tie-tingidas da década de 1960, ou saias poodle da década de 1950. Um amor de objetos retro (coisas do passado) é chamado retrofilia. Retro muitas vezes reflete uma sensibilidade alinhado com o "camp". Camp" é uma atitude irônica, uma explícita re-introdução do estilo dessas formas.
Camisetas Tie Dye.
Saias Poodles ficaram famosas por causa da fama que os cachorros poodles obtiveram naquela época

Vintage


 Vintage é, também, um estilo retrógrado, uma recuperação de estilos das década de 1920 à 1960. O nome vem de Portugal e refere-se ao Vinho do Porto. Atualmente os EUA querem comprar este termo.
Vinho do Porto


Ao longo dos anos, a palavra se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo pertencente a uma outra época. O resgate da moda pin-up é um exemplo de "moda vintage". Roupas com tecidos propositalmente "desgastados" também são chamados vintage, justamente por ter uma aparência de usado, antigo, de outra época.
A moda vintage resgata os estilos de 1970, 80 e 90.

Tumblr


 E, por último... Tumblr! Ah, Tumblr, quem consegue viver sem Tumblr né? O estilo de vida Tumblr é um estilo de vida mais complexo, pois mistura o que é retrógrado com o que é contemporâneo. A moda Tumblr possui algumas regras:
  1. Use o que te deixa confortável. Não adianta ter roupas lindas se você não aguenta 15 minutos em pé em um salto, ou prefere morrer de calor com um casaco, por baixo uma camiseta e por baixo da camiseta um top.
  2. Use roupas lindas. Ás vezes é bom na moda Tumblr usar coisas que não combinam umas com as outras, porém, tome cuidado para não exagerar, ok?
  3. Não siga modas de outras pessoas, crie a sua própria. Só você sabe o que combina com si mesma(o). A moda Tumblr possui sub-categorias (que serão apresentadas logo logo), portanto, encontre a que combina mais com você e, se sentir necessidade, MODIFIQUE-A! Adicione estilos à essa categoria, ou remova. É o seu mundo, o seu corpo, o seu gosto, a sua armadura, você tem que transformá-la em algo que combine com você!
  4. Seja linda. Na moda Tumblr é necessário que você possua grande beleza, não se preocupe! As garotas "tumblrs" que você vê em fotos e redes sociais só são "tumblrs" por causa de uma coisa: Maquiagem! Saiba usar maquiagem (ou tenha um familiar ou amigo que saiba usá-la) e você poderá adentrar nesse mundo mágico!
  5. Seja fotogênica. Para ser Tumblr você precisa gostar de tirar fotos e ser vista em fotos (não em qualquer foto, tipo foto íntima. Pra tudo tem um limite né?!).
  6. Você precisa... Acima de tudo o que existe... De todas as regras................. Ter um Tumblr né, como é que você quer ser Tumblr se nem Tumblr tem?
  7. É essencial para todo Tumblr ter um aplicativo de edição de fotos!
 A moda Tumblr geralmente mistura o Vintage, o Retrô, é muito usado os objetos e tipos de moda desses estilos que saírem da moda à décadas, trazendo tudo para o Moderno, tornando-os moda novamente como:
  • Óculos redondos;
  • Máquina de escrever;
  • Telefone Watson;
  • Telefone Standard Electric;
  • Discos de Vinil;
  • Rádio;
  • Bicicleta de cestinha;
  • Vitrola;
  • Fita Cassete;
  • Fusca;
  • Câmera Polaroid.
 A moda Tumblr também envolve os sentimentos. Em cada foto você sente algo diferente. O clima, o lugar e a estação do ano ajudam na hora de tirar uma bela foto. Além de moda, sentimentos e objetos, as imagens Tumblr possuem muita cor. Quase tudo é psicodélico, mostra edições que mostram o universo na maioria das vezes, são simples de serem feitos e mexem com a mentalidade da pessoa que vê e faz as imagens e as fotos.
 O Tumblr possui quatro símbolos que representam os Tumblrs:
  • Gato:
  • Unicórnio:
  • Alien:
  • Panda:
 As imagens realmente tumblrs trazem um sentimento (como citado lá encima): paz, amor, tristeza, solidão, alegria, surpresa, entre outros. Porém, o que mais marca o Tumblr são as frases que cada imagem e foto possui escondia ou não. O café é muito utilizado na temática Tumblr junto de livros, desenhos, histórias, frio, inverno, amor, cobertor, enfim... O que te traz um sentimento de paz.

Diferenças entre Retrô, Vintage e Tumblr:

 O Vintage, é qualquer "peça" que tenha entre 20 a 100 anos de idade, pois, a partir de 100 anos deverá ser considerada antiguidade. Na decoração vintage, os objetos, tanto móveis quanto peças do mobiliário, como porcelanas, cristais, luminárias, eletrodomésticos, embalagens etc. são originais da época, podendo ser encontrados ou garimpados em antiquários ou lojas do gênero.
 Retrô, é considerado uma imitação do estilo antigo, no mínimo uma década aplicada em peças novas. Todas as peças novas semelhantes a alguma moda anterior é uma peça retrô. Isso em qualquer setor, desde a moda até acessórios, tais como, caixas decorativas, etc. Já na decoração retrô, são utilizados objetos, na grande maioria, inspirados no que se usou nas décadas de 70 e 80, ou então, peças originais desta época que estejam em bom estado de conservação.
 O Tumblr é a mistura de clássico com o atual. Possui cores vibrantes e estampas psicodélicas. Traz tudo que é velho e não está mais na moda para a moda contemporânea. Os adeptos dessa moda são os jovens.


Venha para o grupo de blogueiros Interative-se!



Comentários

  1. Eu adoro itens retro acho super maravilhoso. Amei o post

    ResponderExcluir
  2. Adoro itens retrô e Tumblr então, nem se fala.. adorei o post!!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua explicação e fácil de diferenciar um estilo de outro...sucesso com o blog 😉

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Popular Posts